domingo, 10 de abril de 2016

Conheça o Gerador de Templates em Branco para Wordpress Online


Se você desenvolve Sites para clientes particulares como eu, o famoso Freela-man, com certeza já utilizou a plataforma CMS para desenvolver estes Sites. Quando o assunto é criar Sites para clientes que precisam gerenciar conteúdo e não querem depender dos desenvolvedores o CMS é uma alternativa quase certa, poupa tempo, já te dá a interface necessária para administrar via back-end o front dos Sites. 

Os que mais utilizo são o Wordpress e o Joomla. Particularmente acho o Joomla mais Profissional, sua interface Administrativa é bem mais intuitiva e a nível de UI mais bem elaborada que o Wordpress que possui um painel de controle confuso e plugins que se comportam da forma mais diferente possível. 

Em compensação de um tempo pra cá o Joomla tem se tornado uma ferramenta mais difícil de se trabalhar, encontrar bons plugins gratuitos e extensões que não exijam um nível maior de conhecimento para se desenvolver com ele. Isso é, tem se tornado uma ferramenta mais chata de se desenvolver. Ainda prefiro ele, mesmo com as dificuldades que ando observando pelos motivos ditos anteriormente. 

No entanto, o Wordpress se difundiu muito mais entre os leigos e a internet, as pessoas preferem ele pois tem mais plugins, mais templates e mais opções. Como as pessoas comuns não ficam fazendo nada além de geralmente fazer posts, então o Wordpress é o líder do Segmento. Ele também é mais fácil de se Desenvolver, possui estrutura fragmentada (ou particionada) e além de milhares de materiais na internet de consulta, é o campeão de gente comum, não desenvolvedor. 

Se você é como eu e odeia ter de ficar pegando templates para Wordpress na Internet e ficar horas tentando entender como ele funciona e desvendando como alterar o template para se adequar aos desejos de seus clientes e geralmente ou prefere recorrer aos "builders" de Wordpress ou Frameworks para criar seus templates do zero, ou ainda ficar bastante tempo criando na mão mesmo existe uma ferramenta na internet muito boa que pode lhe ser uma "mão na roda" na hora de iniciar um novo projeto WP. E ele se chama Underscores (http://underscores.me/).

Basicamente, o que ele faz é criar uma estrutura em branco de template para Wordpress, você entra no Site, digita o nome do template (ou do projeto) para dar um nome ao template e faz o download dele clicando no botão ao lado do campo que digitou o nome (generate).

Depois é instalar normalmente no seu Wordpress como um template qualquer. Ele vem em branco. Analisando a estrutura dele você vai ver que ele é bem comum, fácil de entender sua estrutura dando bastante liberdade e com alguns layouts já criados dentro dele referentes a posicionamento de menu entre outros (sidebar, footer, search, error404, etc). Vale bastante à pena fuçar nem que seja pra conhecer ou estudar como ele funciona, sempre acrescenta.

Ele também vem com uma estrutura básica de css e html que você pode implementar o framework que desejar como bootstrap ou material design ou outra desejada...ele já vem com o mínimo para que você possa detectar o que vai aonde. 
Vai lá e confere, vale à pena.









0 comentários:

Postar um comentário